25/08/2009

Internet via rede elétrica em breve chega para todo o Brasil


A informação é de Sabrina Craide, da Agência Brasil de Notícias, órgão de comunicação do Governo. Segundo ela os brasileiros poderão acessar a internet banda larga por meio da rede de energia elétrica ainda este ano. A conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emília Ribeiro garante que o seu relatório sobre a regulamentação da questão estará pronto no fim de março. Depois disso, as normas devem ser analisadas pelo Conselho Diretor da agência e, se forem aprovadas, as empresas já podem oferecer o serviço.

“É muito importante decidir essa questão, porque é mais uma forma de expandir a banda larga para todo o país de forma mais barata, para aumentar a competição também”, afirmou a conselheira, em entrevista à Agência Brasil. Ela diz que está ouvindo todos os setores interessados, e que algumas experiências já estão sendo realizadas no país.



Em Belo Horizonte, a empresa FITEC (Fundação para Inovações Tecnológicas) desenvolveu um protótipo dessa tecnologia. As dificuldades técnicas de viabilização do sistema estavam praticamente ligadas a oscilação que a rede elétrica sofre em momentos de maior pique. O projeto foi acompanhado pela engenheira Carolina Hamdan, bom-despachense.


Com a transmissão de dados em alta velocidade pela rede elétrica, sistema conhecido como BPL, as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, se conectadas a um modem. A conselheira explica que os dados serão transmitidos por meio de fio elétrico ou por outro cabeamento no poste de energia. O sinal da internet banda larga chega até as residências pela caixa de energia elétrica e é transmitido por dentro da rede.

Confira o video:

Nenhum comentário: